Geral #4105
Meta 2 - Estimulo ao Desenvolvimento Institucional para a Qualificação e Modernização da Gestão de Farmanguinhos e Implantação do Programa da Gestão por Competência.
2%
Descrição
Atividades Fiocruz:
1. Avaliação e acompanhamento das práticas de Estimulo ao Desenvolvimento Institucional, - Programa de Gestão por Competência, tendo como objetivo maximizar o desempenho dos recursos e melhoria dos resultados institucionais, comparando-as com as praticadas nas áreas de DI da Fiocruz, e em outras instituições parceiras; Resultando na Elaboração de uma Metodologia com Modelo de DI para FAR, adequada e articulada a cadeia de Políticas de DI da Fiocruz, promovendo uma maior Integração institucional.
2. Formulação e implementação de políticas inovadoras e inclusivas de DI, resultando no aprimoramento do sistema integrado de monitoramento, avaliação e aprendizagem institucional, alinhando-as com as praticadas nas áreas de DI da Fiocruz e as tendências do mercado via plataformas coletivas, com fins à qualificação e tomada decisão gerencial.
3. Elaboração de um Modelo de Estimulo ao DI, para o fortalecimento das condições e desenvolvimento do trabalho, via trabalho saudável e sustentável, ampliando as ações de atenção à Saúde do Trabalhador em FAR, adequado e articulado às políticas da Fiocruz.
4. Avaliação das novas práticas de Estimulo a DI, desenvolvidas e propostas, através de troca de conhecimento com instituições parceiras que possuam um modelo de políticas institucionais já implementado, dentro dos parâmetros definidos para FAR, que serão tomadas por base para a capacitação tecnológica de Far, de acordo com as políticas estabelecidas.
5. Avaliação e aprimoramento da interação do Desenvolvimento Institucional, via plataformas coletivas de serviços administrativos, para fins de qualificação e tomada decisão gerencial, acompanhamento das novas práticas de Estímulo desenvolvidas para o fortalecimento FAR.
6. Acompanhamento das novas práticas de Estimulo a DI - Aperfeiçoamento dos modelos de Planejamento, Contábil, Fiscal, Orçamentário e Controladoria, visando à melhoria da qualidade da gestão de FAR; propiciando um estreitamento das relações com as plataformas tecnológicas da Fiocruz, a fim de maximizar a utilização de recursos, humanos e financeiros, e aproveitar melhor o capital intelectual já existente.
7. Estabelecimento, aprimoramento e disseminação de normas e procedimentos relacionados à área de atuação do Escritório de Projetos de Farmanguinhos, com melhor aproveitamento e disseminação de editais e/ou oportunidades de captação de recursos para o desenvolvimento de novos projetos nas áreas de atuação de Far.
8. Implantação e desenvolvimento dos sistemas Locais de Gestão da Qualidade; Promoção e acompanhamento a cooperação técnica nacional e internacional na área da Qualidade, com representatividade institucional interna e externa.
9. Estudo para aperfeiçoamento das atividades de Analises Criticas em atendimento a OMS e a ISO com o objetivo de verificar a eficácia do Sistema da Qualidade e elaborar planos de ações para melhorias e de Ampliação da capacidade tecnológica em vigilância de produtos, ambientes e serviços em saúde.
10. Manutenção e ampliação da ISO para toda a Unidade e obtenção da certificação da OMS, bem como certificação da BPF e da ISO 14000.
11. Implantação do Sistema de Gestão Integrada – SGI (ISO 9001, ISO 14000, ABNT 16000, OHSAS 18000 para atender o Programa do Comitê da Qualidade da Fiocruz.
Subtarefas