Geral #4106
Meta 3 - Estímulo à Pesquisa e à Inovação do Complexo Econômico e Industrial da Saúde, visando o Fortalecimento da Pesquisa e Inovação de FAR, para alcançar uma menor dependência tecnológica, industrial e comercial.
0%
Descrição
Atividades Fiocruz:
1. Avaliação e acompanhamento das práticas de Estímulo à Pesquisa e Inovação do Complexo Econômico e Industrial da Saúde, comparando-as com as da cadeia de Pesquisa e Inovação da Fiocruz e de outras instituições. Adequado-as às políticas de Inovação da Fiocruz, para uma maior Integração Institucional.
2. Formulação e implementação de políticas inovadoras e inclusivas de Pesquisa e Inovação do Complexo Econômico e Industrial da Saúde; aprimoramento do sistema de monitoramento, avaliação e aprendizagem institucional; criação de um modelo permanente de avaliação e monitoramento de linhas e programas de medicamentos para compor um manual de orientação que irá balizar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico; proposição de novas terapias de medicamentos em atendimento a demanda do SUS e da Sociedade.
3. Treinamento em novas tecnologias de desenvolvimento e inovação de medicamentos; consolidação das redes de pesquisa e plataformas tecnológicas em áreas estratégicas, adequando-as às políticas Institucionais; Alinhadas as praticadas nas áreas Pesquisa e Inovação da Fiocruz e com as tendências do mercado.
4. Elaboração de uma Plataforma de Estimulo a Pesquisa e Inovação de FAR, com o aprimoramento e disseminação de normas de procedimentos relacionadas, para a consolidação das redes de pesquisa e plataformas tecnológicas em áreas estratégicas para o SUS e para C&T , alinhado-a aos programas de Estimulo à Pesquisa e Inovação; Com o aperfeiçoamento do modelo e a gestão integrada e estratégica das ações de informação, com investimento técnico, científico na pesquisa e inovação incluindo a busca de novas tecnologias.
5. Avaliação e acompanhamento das novas tecnologias desenvolvidas por FAR para o Estímulo a Pesquisa e a Inovação, através de troca de conhecimento com instituições parceiras que possuam um modelo de políticas institucionais já implementado, que estejam dentro dos parâmetros definidos para FAR, de modo a avaliar a capacitação de Far com base na política estabelecidas.
6. Divulgação das políticas inovadoras e inclusivas de Pesquisa e Inovação do Complexo Econômico e Industrial da Saúde, via plataformas coletivas e através de Promoção de Debates para maior qualificação e consolidação das redes de pesquisa e plataformas tecnológicas em áreas estratégicas.
7. Fortalecer a Pesquisa e Inovação de Produtos Naturais, para o desenvolvimento de Fitomedicamentos; Ampliar a utilização da plataforma de BIOPRODUTOS, incorporando novos medicamentos de base Biofarmacêutica, Biodiversidade e Fitomedicamentos; Estruturação e institucionalização dos modelos empreendedores para projetos na área da biodiversidade.; Participação ativa da atualização da Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitomedicamentos. Alinhamento da plataforma de bioprodutos ao plano diretor do campus Mata Atlântica, junto a Fiocruz.
8. Estabelecimento, aprimoramento e disseminação de normas e procedimentos relacionados à área de atuação do Sistema Gestec – NIT, investindo no NIT da Unidade para reforçar o trabalho descentralizado e integrado.
9. Investimentos técnico, cientifico e financeiro na pesquisa e inovação, incluindo a busca de Novas tecnologias portadoras de futuro. Absorção de recursos técnicos necessários para atendimentos às demandas das PDPS; Fortalecimento da Inovação do Complexo Econômico Industrial da Saúde, contemplando a Política de Desenvolvimento Institucional no que diz respeito ao fornecimento de Fármacos.
10. Revisão de Portfólio de medicamentos, atreves de estudos prospectivos e epidemiológicos, elaborado por especialistas internos, em conjunto com o NIT/FAR, tornando-o enxuto, estratégico e com visão de futuro.
Subtarefas