Visão geral
Projeto: Organização e Gestão da Pesquisa e Coleções Biológicas para a produção e disseminação do conhecimento.
O projeto visa fortalecer a área estratégica Ciência e Tecnologia, Saúde e Sociedade, através de ações de fomento, estímulo à consolidação de redes de pesquisa, estruturação de infraestrutura de forma cooperativa, disponibilização de recursos biológicos e capacitação.
A presente proposta atende a pelo menos 6 (seis) diretrizes desta área específica, conforme o documento de referência “Política de Desenvolvimento Institucional da Fiocruz”, em seu texto aprovado em CD
- COORDENADOR: Cosme Antonio de Moraes Regly
- DATA INÍCIO: 05/04/2021
- DATA TÉRMINO: 05/11/2023
- UNIDADE PROJETO: VPPCB
- OBJETIVOS:
Objetivo 1 – Fortalecer, de forma inovadora, a infraestrutura para pesquisa nas Unidades da Fiocruz e consolidar a Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz na prestação de Serviços sustentáveis. Objetivo 2 – Otimizar o sistema de indução, fomento e acompanhamento/avaliação de projetos nas diversas áreas de pesquisa da Fiocruz, em consonância com as demandas do Ministério da Saúde e as prioridades internas, visando a produção de conhecimento e formação de base sólida de pesquisa para enfrentamento de emergências epidemiológicas e sanitárias, através de projetos inovadores, programas de Pesquisa Translacional, PMA e CEUA. Objetivo 3 - Fortalecer as Coleções Biológicas institucionais da Fiocruz, por meio de avaliação e acompanhamento da sua produtividade, a fim de garantir sua sustentabilidade, considerando que são patrimônio científico e cultural inalienável, além de formar a base do Biobanco microbiano (Biobanco/Centro de Recursos Biológicos em Saúde da Fiocruz). Adicionalmente, apoiar a Instituição quanto à regularização relacionada à Medida Provisória 2186/2001. Objetivo 4 - Incentivar a qualificação, aperfeiçoamento e reconhecimento das ações de pesquisas aliado ao pensamento crítico e à iniciação científica de estudantes de graduação do ensino superior, para a formação em recursos humano em pesquisa. A inserção de jovens em programas de iniciação científica é de alta relevância para a preparação destes jovens ao futuro do país, seja na preparação dos futuros técnicos, tecnologistas e pesquisadores, mas também pelo seu importante papel como divulgação científica, formação em pensamento científico e metodologia crítica. Objetivo 5 - Estimular o processo de disseminação dos conhecimentos gerados pelos pesquisas induzidas e fomentadas pelo Programa de Política Pública e Modelos de atenção e gestão à saúde -PMA/VPPCB.
- ORÇAMENTO PROJETO (PREVISTO): R$ 1.042.757,37
- ORÇAMENTO PROJETO (REALIZADO): R$ 000.000,00
- PROCESSO:
SAGE : 5020.21BF.600.32169
SEI Contratação Fiotec : 25380.000199/2021-11
SEI Submissão PIDI : 25380.001788/2022-99
Membros
Gerente: gustavo.seraphim
Responsável Unidade: amanda.santos, nathalia.sinimbu, renata.teixeira
Coordenador do Projeto: cosme.regly